sábado, 28 de janeiro de 2017

A VIRTUDE DA FORTALEZA EM MARIA! "O Martírio, é o Ato Supremo da virtude da Fortaleza. Maria não foi Mártir no sentido comum do termo, porém o foi muito mais do que isso, tanto que nós A chamamos de RAINHA DOS MÁRTIRES. Seu martírio interior, se coloca imensamente acima do que receberam todos os outros Mártires de Cristo, tanto pela duração quanto pela intensidade. Pois foi o Martírio de Amor, amando mais do que todos os Santos reunidos, Maria sofreu por Cristo mais do que todos Eles."... SÃO TOMAS D'AQUINO




A VIRTUDE DA FORTALEZA EM MARIA!

Se é necessário a Fortaleza para empreender uma obra árdua, muito mais se requer para prosseguir e sobretudo para conduzi-la a bom termo.

Entre cem homens que iniciam um empreendimento difícil, apenas cinco tem suficiente tenacidade para conduzi-lo ao objetivo final, pois, pouco a pouco vão se desgastando, antes obstáculos que constantemente se renovam.

Para Maria, as dificuldades cresciam cada vez mais depois da Encarnação, mais sua Fortaleza crescia mais ainda.

Aquela Mesma que admiramos em Nazareth, tão simples no seu consentimento, perseverou nele de pé diante do Filho Crucificado, durante três horas de dolorosa agonia.

Mais ainda do que para agir, é necessária a Fortaleza para sofrer. É sobretudo neste aspecto que se manifesta a Fortaleza de Maria.

A piedade dos fiéis a compreendeu, e se compraz de contemplar a Mulher forte em Suas Sete Dores. Esse número é simbólico, indicando uma plenitude, uma vida inteira submetendo-se as provas mais terríveis.

Anunciação primeiro Mistério Gozoso do Rosário, foi também um Mistério Doloroso, pela previsão de todas as Dores, que a qualidade de Mãe do Redentor, acarretaria para Ela. Ela sabia que se tornaria a Mãe do Homem das Dores, e portanto, a Mulher das Dores, a Senhora das Dores.

Dai em diante as provas se sucediam as provas:

- Angústias e dúvidas de São José;

- Profecia de Simeão,

- Fuga para o Egito;

- Perda de Jesus no templo;

- O Encontro com Ele no Caminho do Calvário;

- A realização das Profecias amedrontadores de Simeão;

- Durante a Vida Pública, as notícias sobre as dificuldades suscitadas a Seu Filho;

- A movimentação sorrateira dos fariseus, seguida da oposição aberta;

- Os rumores de conspiração contra a Vida de Jesus;

- E depois as horríveis cenas da Paixão;

- E a morte final!

Todos esses fatos, nos mostram o quanto Maria foi forte, suportando tudo isso.

O Martírio, é o Ato Supremo da virtude da Fortaleza.

Maria não foi Mártir no sentido comum do termo, porém o foi muito mais do que isso, tanto que nós A chamamos de RAINHA DOS MÁRTIRES.

Seu martírio interior, se coloca imensamente acima do que receberam todos os outros Mártires de Cristo, tanto pela duração quanto pela intensidade.

Pois foi o Martírio de Amor, amando mais do que todos os Santos reunidos, Maria sofreu por Cristo mais do que todos Eles.

SÃO TOMAS D'AQUINO


VIRGEM FORTE, ROGAI POR NÓS E DAI-NOS A GRAÇA DA FORTALEZA NO AMOR AO VOSSO FILHO JESUS! ( Marcos Tadeu Teixeira )

Meditação contida no Quarto Mistério Doloroso do Santo Rosário Meditado 324 do Santuário das Aparições de Jacareí-SP-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário